24/09/13

Team work



imagem Drew Hawkins | montagem Ângela Ferreira

De volta ao ativo, hoje partilho algumas sugestões para se fazer trabalhos de grupo bem sucedidos, especialmente na universidade, uma vez que por norma os trabalhos têm um peso muito grande nas avaliações finais e o grau de exigência é bastante alto.

Não obstante, estas dicas podem ser aplicadas em outros contextos, que exijam trabalhar em equipa.

Confesso que no meu percurso pela universidade tive de tudo: grupos que adorei trabalhar mas a produtividade era pouca, grupos que não me identifiquei mas tiramos boa nota, e por fim, acabei por encontrar um equilíbrio com um grupo que gostava muito de trabalhar, onde todos os membros seguiam o mesmo alinhamento e, não menos importante, conseguíamos bons resultados. É este equilíbrio que devem procurar.

Para mim há quatro pontos principais a ter em atenção antes da formação do grupo e durante a realização do trabalho.







1. Constituição do grupo

Um trabalho de grupo é sempre formado por três ou mais pessoas com quem durante um determinado tempo terás obrigatoriamente que trabalhar. É por isso importante que gostes de trabalhar com essa equipa.
Certifica-te que o teu grupo é composto por pelo menos 2/3 de pessoas que te identificas ou que sentes afinidades, assim, mesmo que haja algum membro que não conheças ou não te identifiques tanto, sabes que à partida o bom funcionamento do grupo está assegurado pela maioria dos elementos.



2. Objetivos em comum

Mais do que gostares das pessoas com quem trabalhas, é essencial partilharem todas dos mesmos objetivos em relação à qualidade do trabalho desenvolvido (que eventualmente se irá refletir na avaliação).
Para evitar conflitos de interesse ou problemas de desempenho entre os elementos do grupo, que podem originar grandes chatices, é muito importante estarem todos de acordo com o tipo de trabalho que pretender fazer. Independentemente de estarem a trabalhar para os 10, 15 ou 20 valores, todo o grupo deve partilhar as mesmas aspirações, de forma a conseguirem ter um desempenho semelhante e, no final, um trabalho que cumpra com as espectativas.




3. Comunicação constante

Comunicar é o elemento-chave em qualquer trabalho de grupo. Todos os assuntos de grande importância devem ser debatidos em grupo. O grupo revelar-se-á mais forte quanto maior for o nível de comunicação entre os membros.
Uma comunicação clara e sincera entre todos os elementos do grupo é essencial para cumprirem com os objetivos estabelecidos, ajuda a lidar mais rápida e eficazmente com os problemas que possam surgir e a melhor aproveitar as qualidades de cada elemento.
Muitas vezes a realização dos trabalhos de grupos na universidade pressupõem 3/4 meses ou até um semestre de trabalho, que na sua maioria terá de ser desenvolvido fora do horário curricular. É por isso necessário agendarem-se reuniões presenciais com alguma frequência, entretanto, os outros meios de comunicação acabam por ser boas opções para o grupo manter o contacto, nomeadamente através de e-mail e telemóvel. Hoje em dia existem também outras opções interessantes: algumas ferramentas como o Google Docs permitem que vários utilizadores trabalharem online num mesmo ficheiro; as próprias redes sociais podem ser bastante úteis graças aos grupos fechados que permitem a partilha de informação restrita a um determinado grupo de pessoas (como no facebook), ou mesmo pelas sessões chats.



4. Gestão do trabalho

Um dos primeiros assuntos a definir em grupo é o método de trabalho e estabelecimento de prazos. Escolher um líder poderá ser uma boa estratégia, uma vez que essa pessoa estará mais atenta ao trabalho de cada elemento, cumprimento de prazos, assim como poderá intervir quando as coisas não estiverem a ir pelo rumo certo.
Cada grupo tem a sua própria dinâmica, uns optam por dividir tarefas e juntar tudo no fim, outros por se juntarem constantemente e fazerem em conjunto cada parte do trabalho. Porém, o que realmente importa é que a metodologia seja respeitada e os prazos cumpridos.
Idealmente o trabalho deve estar pronto pelo menos uma semana antes do prazo de entrega para dar tempo a todos os elementos de reverem o trabalho na íntegra e efetuarem as últimas correções. No entanto, a voz da experiência diz-me que o mais provável é só conseguirem acabar de juntar tudo um dia antes...! - Esperemos que não :)

                                          
E pronto, é isso. Não esquecer que...

Fazer trabalhos de grupo nunca é muito fácil: temos que lidar com várias pessoas, cada uma com os seus métodos e dinâmicas de funcionamento, conseguir conciliar horários e atribuir tarefas equilibradas e responsabilidades por todos os membros. Isto sem contar com aquelas personas no gratas que se “encostam à sombra da bananeira” que eventualmente poderão juntar-se na espectativa de terem boa nota pelo trabalho e esforço do resto da equipa, e que por vezes são difíceis de lidar. Por norma, no primeiro semestre é sempre mais complicado porque as pessoas ainda não se conhecem bem mas com o passar do tempo os grupos costumam ser reajustados...
O importante é levar as coisas com calma e seriedade mas sem se deixarem de divertir. No final de contas, tudo isto conta como experiência e crescimento pessoal ;)

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