25/05/11

Dicas do i que podem vir a dar muito jeito aqui à futura recém-licenciada



Quais as perguntas mais frequentes nas entrevistas de emprego?



1- Fale um pouco sobre si? É a (primeira) pergunta mais frequente em todas as entrevistas de emprego. O entrevistador precisa conhecê-lo melhor, saber os seus gostos, virtudes e defeitos, para avaliá-lo melhor. Seja directo, dinâmico e sucinto e evite vangloriar-se de si próprio, caso contrário, dará imagem de que é convencido.

2- Porque deixou o seu último emprego? Caso tenha tido algum emprego anterior, é natural que lhe perguntem a razão pela qual saiu da empresa. Atitude positiva nesta resposta é fundamental. Evite apontar defeitos ou problemas graves da empresa, muito menos contar situações desagradáveis entre si e os seus colegas ou superiores. Diga, por exemplo, que precisava "dar o salto" na sua carreira ou que estava "a precisar de novos desafios". Prepare-se para concretizar a sua resposta no caso de o entrevistador lho pedir – não ficaria muito bem hesitar perante a pergunta "que tipo de salto?"

3- Como ocupa os tempos livres? Os seus hobbies dizem muito de si e da forma como encara a vida. É nesta pergunta que são avaliadas as suas capacidades de relacionamento e de gestão de tempo.

4- Considera-se capaz de trabalhar sobre pressão? Claro que a resposta terá de ser "sim". Para comprová-la descreva algumas situações em que tenha regido bem à pressão. No entanto, no final da resposta pode dizer que, apesar de reagir bem, prefere ter tempo para realizar as tarefas.

5- O que procuraria numa pessoa para desempenhar esta função? Agora sim, pode lembrar-se de todas as suas qualidades e reforçá-las.

6- Já teve algum problema com um superior hierárquico? Se sim, porquê? Cuidado. O entrevistador quer ver se fala mal do seu antigo superior. Diga que não há qualquer episódio digno de nota. Se existiram divergências estas foram resolvidas no plano profissional e que por isso nunca se tornaram num problema. Acrescente ainda que não é uma pessoa problemática e, sempre que possível, resolve os problemas no momento.

7- Quais são os seus pontos fracos? O pior que pode fazer é responder "não sei". Toda a gente tem defeitos e melhor do que ninguém você sabe os seus. Seja sincero na sua resposta, mas não precisa reforçá-los. Por exemplo, se um dos seus defeitos é ser desorganizado, convém não dar ênfase a esse ponto. Refira aspectos que são considerados pontos fortes, mas atribuindo-lhe uma conotação negativa, tal como, estar em casa e pensar frequentemente no trabalho, ou ser demasiado perfeccionista consigo e por isso, também o é com os outros.

8- Porque escolheu a nossa empresa? É fundamental que faça uma pesquisa sobre a empresa antes de ir à entrevista. Com esta pergunta o entrevistador quer ver se "fez o trabalho de casa" e não caiu à toa na empresa. É nesta pergunta que demonstra que conhece a empresa, sabe o seu historial e que por isso, escolheu-a.

9- Planos para o futuro? Esta questão permite medir as ambições e perspectivas do candidato. Seja sincero mas realista. Mencione actividades que gostaria de fazer - a nível pessoal e académico. Evite respostas como "estar reformado" ou "ganhar o euromilhões".

10- Quer colocar alguma questão? Normalmente, os candidatos colocam questões sobre os planos da empresa para o futuro ou do projecto/cargo para o qual está a ser contratado.





Notícia retirada na íntegra do Jornal i (online)

Sem comentários: